quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sweet Sweetback's Baadasssss Song

Esse "baadasssss" do nome do filme é de fato merecido. O personagem principal, o Sweetback do título, é um badass mesmo, cool pra caralho, cujo antagonista é O Homem. No original, The Man. O homem branco, cês tão ligados.

Como já foi escrito por aí, o filme é praticamente um manifesto revolucionário, é tipo o que o Godard faria se nascesse um norte-americano negro. E, como todo bom filme-manifesto, não desce fácil, apesar de ter um roteiro e um estilo que me soam engajantes mas se preocupando em entregar o mínimo de diversão pro espectador. (Em notas relacionadas, minha amada Fran não resistiu e caiu no sono depois de quinze minutos de filme)


Beetle, maluco que ajuda o Sweetback enquanto caga

Quero dizer: uma trama basicamente de ação, no qual o coitado do Sweetback corre, corre, corre, CORRE, faz sexo, depois corre, corre, corre e corre mais um pouco. Tem a polícia branca - todos mostrados como idiotas - tramando pra encontrar ele e, como eu falei, tem sexo. Em cenas devidamente não-simuladas, é bom frisar (o roteirista/diretor/produtor do filme, que também faz o papel de Sweetback, inclusive pegou gonorreia durante as filmagens). Sweetback é um PEGADOR, como a gente descobre em uma das primeiras cenas do filme. Isso deve ter influenciado os outros filmes de blaxpoitation que viriam depois.

A FITA tem uma edição INSANA, por assim dizer, cheia dos efeitos de pós-produção, efeitos visuais que podem significar o estado mental do personagem, numa vibe psicodélica-funk que só vai ficando mais intensa à medida que o filme passa. Mais intensa também vai ficando a participação da comunidade negra na perseguição do Sweetback, algo que é seminal dentro do filme. Esse sentimento de irmandade atrapalha o Homem e torna todos esses personagens importantes, como se eles fossem extensões do próprio Sweetback, vide as cenas no final em que o personagem meio que "conversa" com outras pessoas.



É bom frisar que em 2003 o filho do diretor do filme, Melvin Van Peebles, o Mario, fez um filme sobre a produção do SSBS, chamado Baadasssss!, tendo ele mesmo interpretando o pai. E tem até o Rainn Wilson, também conhecido com o o Dwight do The Office. Tá na lista pra ver.

ta olhano o q
palhaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário